29/06/2011


O Banco Central e a Casa da Moeda do Brasil homenagearam o tricentenário de fundação de Ouro Preto com as criações da Moeda Comemorativo de Ouro Preto – Patrimônio Histórico da Humanidade – Unesco e da Medalha Comemorativa do Tricentenário das Vilas: Mariana/Ouro Preto/Sabará.
A moeda é elaborada em prata, em seu anverso está a representação da arquitetura da cidade. No reverso, um conjunto com três anjos tipicamente barrocos. A tiragem inicial é de duas mil moedas, podendo chegar a dez mil peças.
A medalha apresenta em seu anverso, no centro, as legendas: “Mariana, Ouro Preto e Sabará - 1711-2011” e “Tricentenário das Vilas”, e o reverso conta com uma composição com as edificações representativas das cidades homenageadas: Museu da Inconfidência (Ouro Preto), Igreja de Nossa Senhora do Ó (Sabará) e a Casa de Câmara e Cadeia (Mariana). São três tipos de medalha nos materiais ouro, prata e bronze; e as tiragens são de quatro, 120 e 100 peças, respectivamente.
Já emissão da medalha foi uma proposta do superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais e diretor da Casa dos Contos, Eugênio Ferraz.

0 comentários:

Assinar: Postar comentários (Atom)